sábado, 19 de janeiro de 2013

Fast photo 4

Existe uma tendência de especializar fotógrafos. Ao longo do anos que fotografo, e são bastantes, houve sempre uma clara tendência a padronizar um fotografo pelo que ele faz profissionalmente. Neste ponto os fotógrafos amadores experientes, têm vantagem porque não se comprometem em experimentar outros campos, o que lhe confere alguma vantagem.

Não raras as vezes que recebo portfólios de "profissionais", (enquanto editor e responsável de publicações), que por diversas razões não se aventuram por registos que não controlam.
Normalmente fotógrafos desportivos, ou de outros quadrantes da fotografia como a moda, entram num registo de rotina, não procurando nem arriscando em áreas que consideram como não sendo a sua praia.

Na minha modesta opinião, penso que será o camino errado para enveredar por uma profissão cada mais mais competitiva, e banalizada pelas tecnologias, como a de repórter fotográfico.Marcar a diferença pode passar por controlar e dominar as diversas técnicas que fazem e compõem o nosso panorama editorial.

Pessoalmente , não me considero especialista em nada porque não quero ter o selo de que só sei fotografar X ou Y, prefiro em cada circunstancia adaptar-me e adaptar a técnica de uma e outra área que domino melhor ás necessidades editoriais, principalmente porque quem trabalha em editorial, sabe que hoje em dia lutamos com poucos recursos de produção, pouco tempo e muito stress para cumprir datas, nunca há dinheiro nem capacidade ideal de produzir o melhor. Hoje tudo é para ontem, assim esta imagem que apresento como fast photo de hoje pode parecer resultado de uma produção cuidada, desenganem-se, foi apenas uma imagem que demorou mais na cozinha do que a fotografar, já que sendo um complemento de reportagem, sem produção, nem assistência, foi realizada com dois flashes, o Sb 900 e um Metz que adaptados ás respectivas sombrinhas me deram a luz ideal, o cenário foi o pré existente no Bar do Hotel Altis Belém, isto é o balcão de base e a parede de resto é assumidamente uma fotografia de reportagem, realizada em menos de meia hora...

A história desta imagem é simples, numa reportagem ao Chef Cordeiro, uma vez encontrados no bar, ele propôs uma sobremesa do Feitoria, com frutos silvestres, combinação de cores entre vermelhos e o azul dos mirtilhos, olhei para a parede e achei que combinaria com as linhas que decoram o bar, como tinha de o fotografar também , montei o equipamento light da mochila, isto é os dois flashes, um a iluminar o prato e o segundo a projectar uma alta luz na parede para criar dimensionalidade, e servi-me da própria mesa para estabilizar o corpo e de uma toalha de mesa branca para compensar a parca luz que tinha conseguido montar, o resto é inspiração...

Para esta imagem, Sobremesa do Feitoria, Nikon D3x, Sb900, metz 75, 70-200 Nikon F2,8, toalha branca,

1 comentário:

Paulo disse...

Bom dia!!! Desde já quero deixar os meus parabéns pelas excelentes crónicas/reportagens. E pegando neste último post deixava a sugestão para um próximo tema: na sua opinião o que é preciso para se ser profissional.
Abraço

Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...