sábado, 28 de outubro de 2023







O sentido da fotografia comunicação corporativa em evento

São muitos os eventos em que sou contratado para apresentação de produtos novos.

É comum os organizadores, não terem em conta as suas necessidades em função do propósito do evento, nem das melhores condições para que a contratação do serviço de imagem ( fotografia e vídeo) vá de encontro ás suas necessidades.

Passo a explicar:

Os departamentos de comunicação e imagem ficam normalmente encarregues de organização de eventos da empresa, o que fazem com toda a dedicação e pensando normalmente na imagem e como proporcionar o melhor para os convidados e comunicação social.

É normal, não perguntarem ao responsável de fotografia o melhor spot, a luz ideal a contratar, se os produtos estão de forma a melhor destaque fotográfico, etc..etc 


Não é raro, contratarem-me para eventos promocionais em que o foco e preocupação da reportagem é a cobertura social ou o número de fotografias entregues.  No final, precisam é de fotografias para enviar para a comunicação social , não muitas, mas a fotografia.

Neste caso, numa reportagem de evento, apesar de ter havido um breefing, não foi esclarecedor, ( o normal) só no local é que me foi explicado que o foco do evento seria a harmonização entre os vinhos e a comida do chef convidado, em que a notícia pretendida seria baseada nesse momento.

Uma vez que tinha poucos recursos humanos ( não sobrou budget para  fotógrafo e equipa adequada ao tamanho do espaço) tive de tomar decisões em que priorizei a comunicação em função do foco do evento.

Sem, cobrar mais por isso, desdobrei-me na cobertura fotográfica e vídeo das apresentações e durante o almoço, em vez de me sentar a degustar, preferi ir para uma sala e criar as harmonizações em fotografia de modo a ter resultados para entregar aos colegas jornalistas.


Assim, fui ao carro, montei o estúdio portátil e como se diz, quem não tem cão caça com gato.

Camera:

Fujifilm XH-2

Objectiva- 16-55mm Fujifilm 

Iluminação: Ad 300 Godox

Editado em Lightroom 





Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...