terça-feira, 17 de setembro de 2013

Lisbon Downtown daylight

Sendo uma das minhas especialidades de fotografia a de viagens , principalmente a vertente urbana , fotografar Lisboa foi sempre uma tentação, e sempre que posso fotografo a baixa , mesmo que fique para mais tarde recordar.

Muitas recordações deste trajecto que liga o rio á estação do Rossio , encontros e desencontros, os forasteiros e turistas que fui encontrando, os mendingos, e ceguinhos musicos que ladeavam os largos passeios, em que os fotógrafos que passavam aproveitavam a sua inércia para fotografar a mendicidade como imagem de marca da baixa lisboeta.

Os últimos tempos do Jornal o Século, em que a redação dirigida pelo Artur Albarran se reunia nos cafés da rua Augusta.

Tempo que passaram, agora numa baixa de luxo, linda, virada para receber quem nos visita, com a luz de sempre, a melhor do mundo, o contraste do que mostramos e daquilo que somos. Um povo a viver de fachada, da aparência com famílias a penar pela crise, com a economia a lançar duvidas todas as semanas...e um cenário belissímo desde a rotunda do Marquês de Pombal até á beira rio, pessoas felizes, homens estátua que substituem os mendigos, os marialvas que olham para ver se somos turistas a quem possam surripiar as carteiras...mas num cenário de nos encher o orgulho lusitano.

Nesta imagem , captei um fim de semana, tranquilo na Rua Augusta, a luz absolutamente fabulosa, com as ruas limpas como nunca vi, o azul do céu que quando nos falta nos entristece, numa cidade que sempre conheci mas que agora nos surge mais linda do que nunca.



Rua Augusta
Setembro 2013
Fujifilm XE-1
14 mm

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cuidado com o cão

Fazia um reconhecimento pela Lisboa turística, ainda se encontra um misto de população que vive do fluxo de turistas que evadem a bonita cidade e uma outra população que vive normalmente como se nada se passasse, o que torna a nossa Lisboa uma cidade característica para quem nos visite e goste de sentir como se vive na realidade.

Ao sair do miradouro de Santa Catarina, desci pelas ruas apinhadas de turistas numa tarde solarenga, ao contornar a Calçada do Monte  este pequeno cão dava um show, de ladrar para os turistas mostrando umas ganas dignas da padeira de Aljubarrota a correr com os Espanhóis...
Fujifilm XE-1
14 mm
Set 2013
Edição p/ a BW/ Lightroom 4