quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Arvores Fotogénicas

Felizmente as arvores fazem parte do nosso dia-a-dia, não me considero um amante de arvores mas sim um amante da natureza e de tudo o que lhe esteja directamente implicado.



Aproveitando a sombra e o conforto de uma arvore
Fotos: Filipe Pombo/www.affp.net
 assistido por Luis Paixão para a Revista Gingko,
modelo nesta fotografia : Jornalista Teresa Violante
Nikon D3X
Nikon 24-70mm
Reflector

Aprendi a valorizar e a conhecer algumas espécies pela Revista Gingko, muitas das reportagens acabavam por debater a sua conservação e espécies existentes em nosso redor.

Particularmente uma reportagem sobre arvores com história em Portugal, saber o quanto valor se dá ás arvores pela sociedade é realmente um desgosto, algumas já arderam, outras estão desprezadas no meio de jardins abandonados ou mesmo terão sido cortadas.

Felizmente algumas conseguimos fotografar, a Gingko que está no jardim das Virtudes no Porto, linda, esplendorosa...mas enorme

Gingko no Jardins das Virtudes , Porto
Maior Gingko em Portugal
Nikon D3X
14-24 Nikon
Flashes SB 900 e SB800

Ao nível fotográfico a reportagem complicou-se conforme o tamanho da arvore em causa, mais tarde na National Geografic, vi uma reportagem sobre um fotógrafo Michael Nichols, que se viu enrascado com o tamanho de uma Sequóia , lá fez a produção com uma série de assistentes e cameras, tudo com um budget ligeiramente superior ao meu ;-),  claro que eu nem tinha 0,00001 % do budget dele nem o tempo tão pouco, por isso a reportagem limitou-se ao desenrascar tuga...também as minhas árvores eram diferentes, mais pequenas... podiam é estar escondidas...

Metrosidero nos jardim privado do Pinto da Costa
Nikon D3X
24-70mm



....como por exemplo a Metrosidero histórica cuja a localização aproximada era tudo o que eu tinha,  numa rua da Sedofeita, Porto, esta foi um episódio curioso, já que depois de alguma investigação, acabei por descobrir que o que tinha sido um jardim publico, era actualmente um condomínio privado, muito seguro e exclusivo, precisamente onde vive o senhor Pinto da Costa...que complicação...lá consegui por conversas e técnicas de reportagem chegar perto desta linda árvore, e que segundo as indicações que possuía, tinha sido cenário de muitos amores... não consegui estar mais do que 1 minuto ao pé dela, o tempo suficiente para conseguir a imagem que pretendia....


Já mais fácil será a Azinheira de Fátima, local relacionado directamente com as aparições do local, o único problema é que além de estar vedada, temos de a conseguir captar com a luz a favor.
Azinheira de Fátima
local da aparição da NªSrª de Fátima
Nikon D3x
Nikon 14-24

Mais complicado ...complicado mesmo foi fotografar o maior eucalipto da europa, em plena serra de Coimbra, na Mata Nacional Vale das Canas,  sem referências, foi um subir e descer a colina , distingui-lo entre dezenas de eucaliptos quase do mesmo tamanho, ao fim de horas lá o consegui identificar com segurança.
Com a luz a cair, já tarde, tinha de resolver este problema, de longe era imperceptível, ao perto não conseguia enquadra-lo no frame...acabei por resolver as coisas subindo para um muro de um laguinho junto...a zona está muito mal tratada, tinha sido alvo de um incêndio e não era nada fácil....
Segundo consta, este eucalipto, insere-se numa zona em no inicio do século XX um professor da Universidade de Coimbra, estudioso e amante de arvores, plantou uma vasta zona de eucaliptos, com diversas espécies , de forma experimental. Esta zona, tem sido alvo de incêndios , pelo que este património tem sido devastado nos últimos anos.


maior eucalipto da Europa , Vale das Canas, Coimbra
Nikon D3x
14-24 mm


A minha Gingko preferida, não é a maior, mas é um prazer vê-la nos fins de Novembro colorida á frente da Basílica Estrela , á entrada do jardim da Estrela, muito bonita e imponente.

Conheci-a desde sempre, mas com a minha colaboração na Revista Gingko, foi muito mais interessante, para além de ser a nossa referência, era sempre ali que em ultimo recurso sabíamos que havia uma linda arvore.

Esta imagem é inédita e foi resultado de um frame de panorâmica 360ºX180º em 2012.

Gingko da Estrela
Nikon D700
16 mm F:2,8


Por fim , não gostaria de terminar este post, sem uma referência á nossa crise e á nossa perseverança , As árvores que nos rodeiam , que para além do oxigénio, e de tudo o bom que nos dão, ainda têm o poder de nos dar o ensinamento de que contra as adversidades ainda podemos lutar, por muito pequenos e frágeis que sejamos.
A esta imagem dei o titulo de "Chaparro persistente"

Chaparro persistente
Central Solar Fotovoltaica de Amareleja
Nikon D3X
24-70 mm 

Bem hajam!!











Sem comentários:

Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...