quinta-feira, 5 de julho de 2012

Experiência Nokia 808 Pureview- Parte 2

Ainda o ensaio com o Nokia 808 estava no inicio, e passava para o enquadramento ao alto, o meu objectivo é o trajecto até ao Terreiro do Paço pelo que o passo seguinte é o elevador da Glória, célebre em imagens de Lisboa, uma tentação, essencialmente porque está sempre á espera de ser fotografado,  muito vaidoso.  Neste caso o elevador, dava-me jeito, com cor, existia um misto de altas e baixas luzes que me permitiam muito bem perceber a latitude do sensor face a situações de luz complicadas.

Fotografia: Nokia 808 Pureview- Automático- 1/370s, F: 2,7 Iso 64- 
Software Photoshop CS4 - Correcção de níveis, correção minima de cor selectiva, ( amarelo)
copyright: Filipe Pombo Photography

O declive e as linhas electricas davam-me as diagonais necessárias á composição, que teria ser básica uma vez que não estou habituado a enquadrar com visores de LCD e sem olhar pelo prisma,  gostei do pormenor do turista estar igualmente interessado em captar o elevador , e da esquadria  a coincidir com as linhas do elevador,
Em relação ao  Modo de programa escolhi  o SCENES , em automático , já que a minha preocupação era familiarizar-me com a câmera do Nokia, o resultado pareceu-me muito interessante, com contrastes suaves e uma latitude razoável.
Pode-se verificar uma alta luz com perca de detalhe nas janelas á esquerda e a zona de sombra equilibrada. Claro que o edifício contribuiu para equilibrar a luz uma vez que o sol a bater na sua parede acabou por se refletir em toda a zona criando uma luminancia muito interessante.

Descendo mais um pouco na rua, no Largo da Misericórdia continuei no Modo Scenes AUTOMÁTICO, um modo básico que deve ter em conta a temperatura de cor da luz solar,  com o contraste  do sol a bater nas paredes do edifício  , pareceu-me que o resultado a P& B fosse mais agradável mas como prefiro pessoalmente editar o P&B no computador em vez de determinar logo que seja fotografado  logo limitado na máquina.
Fotografia: Nokia 808 Pureview- Automático- 1/350s, F: 2,4 Iso 64- 
Software Photoshop CS4 - Passagem a P&B , Unsharp e contrastes.
copyright: Filipe Pombo Photography
Aqui como continuei em modo automático , as imagens estão em 5Mpx, mas com uma qualidade muito boa, contudo com um campo de profundidade muito pouco aproveitado

Não aprecio muito o facto do automático dar prioridade á velocidade de disparo, pelo que numa situação como esta em que a velocidade não era fundamental, estava em fotografia urbana era escusado uma velocidade como 1/350s e uma abertura de F:2,4, fiquei a perder no campo de profundidade , aqui será um dos pontos negativos, talvez escolhendo o MODO SCENES LANSCAPES,

Nota positiva para o detalhe, latitude do ficheiro, e leitura.
Para a pouca distorção da objectivaEcran LCD com rigor .
On/Off rapido e delay quase inexistente para instantâneos.
Formato panoramico
Cores reais
Nota negativa para a falta de controlo manual e noção dos valores de disparo e do campo de profundidade por ausência de detalhes.
Tamanho reduzido do ficheiro face ao esperado, mas suficiente para mais tarde recordar ou partilhar pela internet..
Estar limitada ao formato JPEG comprimido, o que resulta numa perda de qualidade.

Sem comentários:

Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...