quinta-feira, 20 de outubro de 2022


 Camera:
FUJIFILM XH-2

Objectiva:

FujiFilm 8-16 mm F: 2.8

RAW- Comprimido :

ISO 100   /   1/13s   / F: 5.6

Edição Adobe Camera RAW

Crop para landscape

Photoshop: Não usei

Para retomar o meu blog fotográfico, escolhi uma camera (XH-2) que estou a experimentar e uma objectiva premium da FUJIFILM.

Utilizei esta camera para fotografar um evento no Miradouro dos Monteclaros em Lisboa.

Ainda pouco tinha utilizado a camera, mas num primeiro contacto, o sistema XH da Fuji é um híbrido entre a camera fotográfica profissional com uma camera de video, talvez mais video que fotografia.

Já tenho uma XH-1 da Fujifilm, portanto já é um sub-sistema dentro da gama X da Fuji, que conheço.

A camera, a XH-2, que irei analisar mais em detalhe num dos próximos post, é aparentemente uma excelente opção pelo preço. Utiliza o sistema de sensor APS com uma incrível resolução de 40 mpx para o tamanho do sensor e grava videos em 8K , algo que não estou a pensar filmar.

Hoje em dia, os Samsung já têm 100 Mpx e o Iphone ainda agora chegou aos 48 mpx com a versão 14, o que deita a baixo o feito destes sensores APS andarem por resoluções menores, ou mesmo os Full frame..mas isso são outros "quinhentos".

Para já, esta imagem, como referi, foi tomada por uma camera que ainda não me adaptei totalmente, ainda por cima, numa altura em que me rendi novamente ao médio formato, tudo me parece pequeno.

Já em fase de despedida dos convidados do evento, num dia de chuva intenso, o sol desbrotou por detrás das árvores de Monsanto, criando uma luz de fim do dia que me fez ir aproveitar esses últimos raios solares do dia, tal a intensidade de cores e efeitos cromáticos.

As  primeiras fotografias, não me foram felizes, estava ainda a pingar, a camera estava formatada para o evento, uso de flash etc.

O primeiro plano, era basicamente a luz que saía pelos ramos das árvores, muito bonita, mas faltava-me algo.

O edifício do Miradouro de Montesclaros, é um Arte Deco, característico, recentemente renovado no terraço, linhas direitas em que a luz do sol me permitiu criar no primeiro plano algo que elevasse o interesse da imagem com as linhas de fuga, sem perder o encanto da luz do final do dia.

Utilizei a recente objectiva 8-16 mm, para poder ter uma noção do espaço.

O ficheiro, em RAW, consegue uma latitude muito interessante, nem precisei de fazer HDR para obter um equilíbrio entre as baixas e altas luzes , isto é , entre as sombras e o sol de frente. Para elevar a claridade da vegetação, puxei o cursor Shadows, cerca de 2 EV no ACR versão 2023, 

Vista em detalhe, os primeiros planos dos arbustos e árvores estão definidos, as cores foram recuperadas em 1 stop de saturação, o sol no edifício  manteve o tom quente e o céu está muito contrastado como realmente se via.


Para este efeito gostei na camera, no ISO 100, teve um comportamento excepcional, tendo em conta que uso uma médio formato diariamente.


Agora mais uns dias e logo, dou mais detalhes sobre este novidade da Fujifilm.






Sem comentários:

Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...