quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fast Photo 10

Ontem publiquei uma fotografia desta mesma zona, da mesma altura.
Confesso que não sou um fascinado por paisagens, sou por landscapes e panoramicas bem realizadas.

Sendo um género de fotografia muito acessível para quem tem o conhecimento básico e se quiser dar ao  trabalho de escolher a melhor hora e tecnica, acabam por ser fotografias que para eu pessoalmente dar valor ou são de uma beleza indiscutível, ou feitas com técnicas que me surpreendam.

Estes caso não o são, por isso não as mostro considerando que são imagens fora do comum, pelo contrário , tenho bem a noção que todos os dias passam inumeros de fotografos pela popnte Vasco da Gama em situações bem melhores que as que eu encontrei, principalmente com outra disponibilidade e equipamento.

Lisboa, Parque das Nações, 29 de Janeiro 2013

Fuji XE 1
18-55 mm
Conversão a partir do Raw no Lightroom 4
Pelo contrário, eu estava stressado para ir para a apresentação de um cliente, tinha uns 30 minutos antes da hora combinada, tinha o equipamento pesado no mala do carro, onde não tinha a mínima intenção de mexer, estava com a Fuji ao ombro, e as condições eram aquelas que a maioria dos fotógrafos não desejam, nevoeiro inconstante...pois foi isso que tornou esta imagem diferente no meu ponto de vista e que a fez merecer a minha atenção, é que a inconstância das nuvens era de tal ordem que o entre o sol a rasgar por baixo delas, e o azul a espreitar por cima da ponte , foi o momento que faz a fotografia ter um valor especial ...aquele momento... aquele registo...se calhar só para nós..os que fazemos a fotografia...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fast Photo 9


Em cada pedaço de terra podemos encontrar beleza, mesmo quando a intervenção humana na natureza é notória.

O Alentejo é um desse locais, que como referi anteriormente funciona quase como estúdio natural, é a luz, a diversidade da paisagem que nos faz parar a cada esquina para conseguir obter e levar para casa um bocado dessa terras esplêndida.

Tenho tantas imagens que tirei a parar o carro á berma der estrada que nem tenho conta, diga-se que a maioria delas , andam perdidas no meio de trabalhos diversos, pelo que ou recorro da memória , ou serão casos perdidos, que um dia voltarei a rever.


É o caso desta imagem, quem não foi ao Alentejo e  não se recorda estas rectas, longas , a terminar numa lomba que parece a quem faz ciclismo, um carrocel divertido de percorrer.
Numa estrada ladeada de árvores, que com o cair do Outono pintam de colorido a paisagem com as suas folhas caducas
..o que para um fotógrafo é uma maravilha, uma tentação ao olhar...

Alentejo, Novembro 2012
Nikon D3X
70-200 Nikon
Neste caso, em reportagem para a Visão Viagens , em Elvas, desviámos para Vila Fernando, local de um conhecido restaurante..a fome apertava a ambos, (o meu colega Miguel Judas) eterno paciente das minhas imagens malucas esperava que eu me acabasse uma das centenas de imagens em que aconteceria o mesmo...eu parar subitamente o carro á berma e sair feito maluco para o meio da estrada para uma imagem que se calhar ele nunca faria uso dela, como foi o caso. O que vale é que ele já nem me liga J

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fast photo 8


Desde o surgimento da fotografia digital, altura em que aderi de imediato ao novo formato de fotografia, umas das características que mais me desanimou foi o retorno ao “laboratório”.

Obviamente que em teoria foi exactamente o contrário o que aconteceu, o laboratório foi o que deixei de frequentar, em compensação nenhuma imagem deixou de ser revelada e editada informáticamente, levando , por vezes  horas a editar trabalhos, desde a escolha á edição digital.

Esta edição digital, levou-me a passar ao velho método de pensamento do preto e branco,de cada imagem tem a sua edição, e cada fotografia tem de ser pensada como vai ser editada. O que me levou após cada trabalho passar muitas horas á frente dos monitores, calibrados para conseguir os melhores resultados.

Fora do estúdio, sou um pássaro livre que tenta aproveitar a luz que temos.
Neste exemplo, ao chegar antes da hora a um serviço nos parque das nações, aproveitei a luz difusa e estranha da aurora matinal , para registar um belo momento á volta da fabulosa ponte Vasco da Gama.


Fotografia Filipe Pombo 
Fuji XE-1
18-55 mm
Raw, editado em Lightroom

Making off "Momentos de culinária"

Sessão para a revista do Continente
Equipa AFFP
Elsa Santos (Produtora Food Stylish)
Filipe Pombo (Fotografia)
Luis Paixão (Assistencia)



Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...