quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Photoshoot Catarina Furtado

Hoje foi mais um daqueles dias que nem me apetecia cobrar pela sessão...disse-o a brincar, mas na verdade fotografar a minha amiga Catarina Furtado, é um prazer que tenho como privilégio e que infelizmente , raras as vezes tive oportunidade.

Privilégio porque sempre vi a Catarina como uma amiga, com valores especiais, confesso que devido á pouca TV que vejo, nunca acompanhei os seus programas com excepção de alguns como os "Principes do nada.

Catarina Furtado
Foto : Filipe Pombo
Cliente : Have a Nice Day
Set 2013
Museu da EDP
D800
70-200
Make Up- (da Própria)
Iluminação: Metz
Iluminação recorte: SB900

Fotografada mil vezes, fazer uma sessão , embora ligeira, com a Catarina é uma responsabilidade acrescida, porque a sua beleza ofusca, preferi aproveitar as posições intermédias de quem está em pose profissional e natural.

Catarina Furtado
Foto : Filipe Pombo

Neste caso, acho que a Catarina quando vir esta imagem vai ficar espantada, porque, longe de ser uma imagem produzida, é ela... o que gosto desta imagem é o olha distante , humilde, revejo  a Catarina que que me lembro..generosa ..pronta ajudar...




Durante a entrevista , fotos ocasionais

Todas estas fotografias não são as escolhidas para o cliente, são apenas imagens tiradas pelo prazer de fotografar uma das mulheres mais bonitas de Portugal.

Final , porque não aproveitar,
duas grandes amigas e que por acaso são lindas,
por dentro e por fora


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Making Off CH Consulting





Nikon D800
Cabeças Bowens 1500w
24-70 Nikon
Modelo Joana Almeida
Caracterização: Hugo
Foto: Filipe Pombo
Cliente: CH Consulting
Site:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=647855095249213&set=pb.470244683010256.-2207520000.1380121228.&type=3&theater

Pela segunda vez, a CH Consulting convidou-me a fotografar a equipa toda , caracterizada em personagens diversos, tudo nas instalações da Maria Gonzaga, que podemos ver de tudo quanto é farda ou máscara...absolutamente fantástico!


A questão está é que temos de montar um estúdio completo no meio de um espaço em que cujo as 60 pessoas que se vão vestir , andam a circular e muito,


Á AFFP a empresa solicitou a equipa de caracterização e de fotografia, sendo que as
imagens seriam para recorte e este ano em equipas que  seriam compostas conforme a empresa Monstros e Compª  entenderia.









Fotografias Making Off Mario Pires

Fujifilme XE1
14 mm 


A Empresa CH é recente mas tem tido um sucesso comercial e já é considerada umas das melhores empresas para trabalhar em Portugal, e muito graças ao seu líder , António Henriques.


Toda a Equipa está motivada e deixa-me naturalmente trabalhar sem qualquer problema, colaboram sempre a 100%.

Fotografia: Filipe Pombo /AFFP
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=646997992001590&set=pb.470244683010256.-2207520000.1380121228.&type=3&theater

Foto: Mário Pires
Como se vê a equipa alinha sempre com a melhor das boas vontades, sem me dar trabalho, quando alguém hesita, logo um colega está para o motivar.












            

O repetente Pierrô, ou melhor a Ana Rita Pereira, que encarna sempre da melhor forma o seu personagem








Ana Rita Pereira no seu Pierrô

Foto : Filipe Pombo
Com Nikon D800e
24-70 mm Nikon
Bowens 1500w


Este painel foi muito divertido, para um fotógrafo ter estes personagens é um privilégio
Nesta sequência, Carolina Leite, encarna a Dama de Copas, caracterizada pela Ligia
Obrigado a todos, 
Fitacola Rock, Liliana , Carolina , Silvia e Sally, impecáveis!

Foto Filipe Pombo/AFFP
Pós produção AFFP




Fotos Mário Pires
Carolina Pires, na Dama de Copas

Foto : Filipe Pombo
Com Nikon D800e
24-70 mm Nikon
Bowens 1500w

Foto Mário Pires
Fujifilm XE1
luz existente

O trabalho de caracterização foi muito importante, a equipa de maquilhadores/caracterizadores está de parabéns, nunca hesitou perante o numero de participantes, cerca de 60 num curto espaço de tempo.








Fotos do Mário Pires que pacientemente foi fotografando a sessão , ao mesmo tempo que me dava assistência




Silvia Pinto, no papel de Capuchinho Vermelho

Foto : Filipe Pombo
Com Nikon D800e
24-70 mm Nikon
Bowens 1500w


Também houve lugar para o glamour, a Romana e a personagem do Foxtrot dos anos 20


Eva Mata, no papel de romana

Foto : Filipe Pombo
Com Nikon D800e
24-70 mm Nikon
Bowens 1500w

Maria Peixoto recuou aos loucos anos 20

Foto : Filipe Pombo
Com Nikon D800e
24-70 mm Nikon
Bowens 1500w



E assim se passou um dia divertido, na companhia deste pessoal, gostei muito, espero que continuem a contar comigo .

Desejo-lhes boa sorte e continuação de sucesso









terça-feira, 24 de setembro de 2013

Zé Pedro

A sessão do Zé Pedro, dos Xutos

Tradicionalmente sou um fotógrafo rápido, derivado a ser um foto-reporter sempre aprendi a perder o mínimo em detalhes e a concentrar-me no essencial.

Muito em parte ao facto de ter passado os últimos anos a fotografar empresários de topo, e habituado a perder mais tempo no ensino de posicionamento do modelo, e a ter de controlar o tempo, porque normalmente entre empresários tempo é dinheiro.


Com o Zé Pedro, esta experiência facilitou-me a vida, aliada ao facto do Zé Pedro ter uma vasta experiência á frente das cameras e palcos , aproveitei-me desse factor para poder tirar algumas imagens para o meu Portfólio.
D800
70-200 Nikon

Esta imagem foi efectuada com a D800 da Nikon, e não com a Hasselblad, porque a Hassel, é uma máquina mais pesada e devido ao tamanho, cria alguma barreira entre o fotografo e o modelo, pelo que preferi a D800, mais leve, permite uma comunicação superior com o Zé Pedro.

A luz lateral cria o ambiente que eu pretendia, que era aproveitar a fotogenia do Zé, e ao mesmo tempo promover a acção que me estava a pagar a sessão, o X da t-shirt, para o dia europeu do EX- Fumador


A nível da definição, acho que é quase imperceptível, já que a qualidade superior da Hasselblad nas lentes, para efeitos de pequenas imagens não me parece perceptível.
Não tinha tempo para mudar cenários pelo que me limitei a controlar a luz no fundo, e escurecer um pouco e destacar assim o modelo, já que a minha intenção era interagir a guitarra com o Zé Pedro, numa imagem cujo o som não existe.





Não podia terminar a sessão, sem antes pedir ao Zé, a posição mais tradicional dele , e sem duvida devo ter captado porque toda a gente reconhece esta posição na guitarra, como sendo quase a sua assinatura.
A vinhetagem , foi produzida no lightroom, para conseguir um destaque superior e a visão não se perder no fundo branco . Esta posição permite destacar da mesma forma que a anterior o X, que no caso de um guitarrista, como é o caso, corre o risco de ficar por detrás do movimento.




A Sessão fotográfica com o Zé Pedro guitarrista dos Chutos e Pontapés.
Inserida numa campanha

Nikon D800
70-200, F: 2.8 Nikon
Broncolor Strobes










No estúdio da AFFP, fizemos hoje a captação de imagens da campanha em video, e a sessão fotográfica.
Devido á limitação horária do Zé Pedro que tinha de ir para es´tudio de gravação, não gastámos mais do que 2 horas para tudo, e ainda deu para a reportagem da Tvi .



Setembro 2013
Hasselblad H3
55-90 mm Hasselblad
Foto: Filipe Pombo /AFFP
Assistente: Vincent
Estúdio: AFFP/Lisboa
Make UP- Ligia






Esta semana, a Jeep Portugal, cedeu-me este JEEP Compass Hibrido. Ainda não estou para os eléctricos a 100%, temo sempre ficar a maio do cam...